Como evitar e desenvolver um sistema de combate à incêndio industrial

Um sistema de combate à incêndio industrial é necessário e obrigatório. Sabemos que indústrias são locais de trabalho que oferecem muitos riscos de incêndio, devido a quantidade de maquinários, produtos químicos, derivados de petróleo, entre outros. Algumas são mais propensas a explosões que outras, por...

1601

Um sistema de combate à incêndio industrial é necessário e obrigatório. Sabemos que indústrias são locais de trabalho que oferecem muitos riscos de incêndio, devido a quantidade de maquinários, produtos químicos, derivados de petróleo, entre outros. Algumas são mais propensas a explosões que outras, por isso, é importante ficar atento ao plano de prevenção e combate a incêndio nas indústrias. Quanto mais reduzir os riscos, melhor para a preservação da vida, do patrimônio e evitar multas. Lembre-se Fique atento ao prazo de renovação do AVCB

Benefícios do sistema de combate à incêndio industrial

  • Garante a integridade do patrimônio industrial, como a edificação e maquinário;
  • Reduz os riscos de explosões e incêndios;
  • Evita a parada de produção;
  • Oferece maior segurança aos funcionários;
  • Valoriza a empresa;
  • Assegura a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Como proteger a empresa de explosões e incêndios

Uma boa parte das empresas lida com materiais inflamáveis, como madeiras e derivados, óleos, fibras, derivados de petróleo, resina, entre outros que expõe a indústria e seus funcionários em perigo constante. Uma produção automática e com alta velocidade também oferece perigo. Ao elaborar o plano de prevenção todos os riscos precisam ser destacados, assim como a prevenção destes. A instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio é mais do que necessária, é uma obrigação. Entre os equipamentos de prevenção está o sistema de detecção de incêndios.

O que é sistema de detecção de incêndios industrial

Esse equipamento é detecta com rapidez e antecipadamente ocorrências de incêndios em áreas consideradas sensíveis a esta situação. Com a detecção, os sistemas de combate a incêndio são ativados imediatamente. Desta maneira, o incêndio na linha de produção é extinto rapidamente e sem riscos de se espalhar. Sistemas de prevenção são mais importantes que sistema de combate à incêndio industrial.

Tipos de equipamentos utilizados no combate ao incêndio

  • Extintores: Devem ficar visíveis a todos, fixando-os em locais estratégicos, próximos aos maquinários. É muito importante que a carga esteja sempre regular e dentro do prazo de validade.
  • Sprinkler: dispositivo que ao detectar o incêndio é acionado de imediato. Como um chuveiro, a água cai apagando as chamas.
  • Mangueiras de incêndio: O bom estado de conservação é importante para a eficiência no combate ao incêndio. A mangueira não pode apresentar nenhum tipo de dano. É essencial que as mangueiras atendam os critérios de uma indústria. Entre as características que devem ser consideradas estão, o tipo de abrasão, a classificação do incêndio e a vazão necessária para o combate às chamas.
  • Bombas de hidrantes: A bomba também deve atender aos critérios estabelecidos para atender uma indústria. Assim, é possível fazer uma boa distribuição da água do hidrante.

Para saber mais, confira: Equipamentos de combate a incêndio são obrigatórios para todas as edificações

Para que sua empresa ou indústria tenha um plano de prevenção contra incêndio eficiente, contrate empresas especializadas.

Fique sempre ligado, curta nossa página no Facebook e assine grátis o Portal do AVCB. Comente aqui suas dúvidas.

sistema de combate à incêndio industrial

 

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article