Equipamentos de combate a incêndio são obrigatórios para todas as edificações

Para combater o incêndio de maneira rápida é muito importante que as edificações tenham à disposição equipamentos de combate a incêndio. Aliás, esta é uma das principais exigências para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Os equipamentos asseguram a eficiência...

5175

Para combater o incêndio de maneira rápida é muito importante que as edificações tenham à disposição equipamentos de combate a incêndio. Aliás, esta é uma das principais exigências para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Os equipamentos asseguram a eficiência no momento de combater o fogo sem deixar que se alastre. Além disso, os equipamentos de combate a incêndio salvam vidas.

Entre os equipamentos de combate a incêndio estão: extintores, mangueiras de incêndio e bombas para hidrantes.

Quais são e para que servem os equipamentos de combate a incêndio?

  • Extintor de incêndio: É um equipamento que pode ser utilizado para combater qualquer tipo de incêndio, desde que respeite a sua classificação. O extintor de incêndio pode ser de água, gás carbônico, produto químico seco ou especial.
  • Mangueiras de incêndio: utilizada em situações de emergência, as mangueiras de incêndio ajudam no combate ao fogo em diversos tipos de edificações: residenciais, comerciais e industriais. Há diversos tamanhos e espessuras de mangueiras para serem utilizadas em situações diversas.
  • Bombas para hidrantes: As bombas regulam a quantidade de água correta para os hidrantes. Outra a função é controlar a pressão da água no momento de combater o incêndio.

O que acontece se não tiver os equipamentos de combate a incêndio?

A primeira coisa que pode acontecer é um prejuízo incalculável, principalmente se envolver vítimas fatais. É obrigatório que prédios comerciais e edificações residenciais tenham os equipamentos de combate a incêndio em perfeito estado e dentro da validade e das normas, como os extintores, por exemplo.

equipamentos de combate a incêndio

Por que os equipamentos de combate a incêndio são necessários?

Os equipamentos de combate a incêndio são obrigatórios para todas as empresas, edificações e condomínios residenciais que querem o AVCB. Sem isso, estas edificações ficam impedidas de funcionar e, caso, funcionem sem o documento dos Bombeiros, o proprietário pode ser notificado, multado ou, até mesmo, ser impedido de abrir. Vale frisar: Fique atento ao prazo de renovação do AVCB.

Procedimentos com os equipamentos de incêndio

 

  • Extintores: Os extintores devem ficar visíveis a todos. Por isso, obrigatório fixá-los na parede firmemente. A carga deve estar regular, ou seja, não pode estar vencida ou abaixo do nível exigido.
  • Mangueiras de incêndio: Devem estar em boas condições de uso, sem furo ou outro tipo de danos. As mangueiras atendem a diversos critérios. Por isso, é necessário ficar atento as características das edificações (residenciais, comerciais ou industriais). É preciso considerar o tipo de abrasão, a classificação do incêndio e a vazão necessária para o combate.
  • Bombas de hidrantes – Assim como a mangueira, a bomba também segue critérios para que faça uma boa distribuição da água do hidrante.

Seguindo todos estes critérios e recomendações, os seus equipamentos estarão prontos para combater incêndios e salvar vidas.

Fique sempre atento, assine nosso conteúdo. curta nossa página no Facebook e comente se tiver dúvidas.

equipamentos de combate a incêndio

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article