Eficiente no combate a incêndio, o sprinkler é obrigatório em vários estabelecimentos

Muita gente conhece o sprinkler e norma como chuveirinho, por ser pequeno e expelir água igual a um chuveiro, mas a função do sprinkler vai além disso. O aparelho está entre os equipamentos de combate a incêndio mais eficientes, isso porque combate às chamas ainda no...

2883

Muita gente conhece o sprinkler e norma como chuveirinho, por ser pequeno e expelir água igual a um chuveiro, mas a função do sprinkler vai além disso. O aparelho está entre os equipamentos de combate a incêndio mais eficientes, isso porque combate às chamas ainda no início, evitando que se alastre no estabelecimento.

O dispositivo é encontrado em indústrias, shoppings, hospitais, teatros, ou seja, em estabelecimentos com grande circulação de pessoas e que apresentam grande risco de incêndio. Se você já olhou para o teto de uma destas construções, certamente deve ter visto vários destes chuveiros automáticos.

Como funciona o Sprinkler e norma

O funcionamento do sprinkler aparentemente pode parecer simples, mas, na verdade, o dispositivo obedece a uma grande engenhoca. O sprinkler só é acionado a um determinado grau de temperatura, a partir dos 68 graus. Quando começa a esquentar, o líquido se expande no interior do bulbo, proporcionando o rompimento da cápsula. É por meio desse rompimento que a água é liberada para combater o incêndio que foi iniciado.

Mas para que todo esse processo ocorra de maneira eficiente, há uma engenharia envolvida. Basicamente, o bico do chuveirinho é interligado a uma tubulação pressurizada, permanecendo fechado até ser acionado por altas temperaturas.

sprinkler norma

Importância do sprinkler

Como já informamos no início do texto, o “chuveirinho” tem uma grande importância no combate ao fogo. O dispositivo é um dos componentes fixos de maior eficácia, demonstrando sua grande importância na ação de evitar a propagação das chamas.

Como se observa, o sprinkler ajuda a salvar vidas e impede grandes prejuízos financeiros e patrimonial.  Se estiver instalado de maneira correta e com a manutenção em dia, o chuveirinho, ao ser acionado, apaga o fogo ainda no começo. A água é liberada de maneira circular atingindo a uma área aproximada de 16m².

O chuveiro automático para extinção das chamas demonstra sua importância devido aos seguintes fatores:

  • A complexidade das construções atuais tem tornado o trabalho dos bombeiros cada vez mais difícil. Isso porque, os profissionais encontram diversas dificuldades em ter acesso aos prédios. A altura dos edifícios e sua extensão são fatores complicadores;
  • Alguns acessos não são frequentados normalmente, sendo esquecidos em alguns momentos. Quando há sprinkler instalados, o fogo iniciado nestes locais é combatido imediatamente.

Viu como vale a pena investir neste equipamento? Por isso, não esqueça de instalar em seu estabelecimento.

sprinkler norma

 

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article