Centro de Memória do Corpo de Bombeiros conta a história da corporação em São Paulo

Que tal você levar a criançada para conhecer a história do Corpo de Bombeiros no Centro de Memória do Corpo de Bombeiros de São Paulo?  Lá, a história da corporação é contada por meio de objetos e veículos antigos e recentes. O centro tem 170...

750

Que tal você levar a criançada para conhecer a história do Corpo de Bombeiros no Centro de Memória do Corpo de Bombeiros de São Paulo?  Lá, a história da corporação é contada por meio de objetos e veículos antigos e recentes.

O centro tem 170 objetos, como equipamentos, fotos, reportagens e materiais antigos e modernos. Quem for visitar o museu vai poder entrar em salas temáticas que possuem ferramentas de salvamento em terra e na água. Vai acompanhar a evolução dos equipamentos de combate ao incêndio, roupas especiais com tecnologia avançada.

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

 

Visão sincera sobre Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

O estudante Guilherme Santos, 8 anos, visitou o local e ficou impressionado com a coleção em miniatura das viaturas de bombeiros. “ É muito legal isso aqui. Tem carros de bombeiros bem antigos. Acho que não eram tão rápidos como os de hoje, mas salvaram muitas vidas”, analisa. Mas, ele não ficou apenas nas réplicas em miniatura, mas conheceu de perto uma viatura de bombeiros de verdade que está em plena atividade. Entrou no veículo e conheceu o sistema de funcionamento.

O casarão antigo, localizado na Vila Mariana, logo na entrada tem uma viatura de 1880, a primeira utilizada na corporação paulista. Os dois andares do imóvel levam o visitante a voltarem no tempo e ao mesmo tempo retrata a evolução dos serviços prestados dos Corpos de Bombeiros em São Paulo.

Conheça os poderosos aviões de combate a incêndio

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

No Centro de Memória do Corpo de Bombeiros de São Paulo, os interessados podem conhecer a história dos maiores incêndios ocorridos em  São Paulo, como dos edifícios Andraus (1972), Joelma (1974) e Grande Avenida (1981). Um instrutor conduz os visitantes as salas e conta todas as histórias que marcaram a corporação, além de explicar sobre os equipamentos utilizados pelos bombeiros. O acervo disponível no museu possui peças doadas por colecionadores e por unidades do Corpo de Bombeiros espalhadas pelo estado paulista.

Conheça a evolução dos caminhões de bombeiros da Scania

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Para quem prefere pesquisar, o museu dispõe de biblioteca, composta por mais de 500 artigos literários, entre reportagens, ocorrências, manuais e apostilas de diferentes épocas. Há ainda uma sala de projeção, onde são exibidos filmes e curtas sobre a corporação.

Para conhecer o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros de São Paulo  e os serviços prestados pela corporação, é necessário agendar uma visita. Escolas com turmas de até 40 alunos e grupos acima de 10 pessoas precisam entrar em contato pelo telefone (11) 5083-7291, ramal 209, ou pelo e-mail ccbcentrodememoria@polmil.sp.gov.br.

Divirta-se!

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article