Conheça os poderosos aviões de combate a incêndio

Os incêndios florestais são muito comuns no Brasil e em várias partes do mundo, por este motivo os aviões de combate a incêndio são essenciais. São muitas as causas que provocam os incêndios florestais, entre estas, ações humanas e causas naturais, como raios. Mas, independente...

2388

Os incêndios florestais são muito comuns no Brasil e em várias partes do mundo, por este motivo os aviões de combate a incêndio são essenciais.

São muitas as causas que provocam os incêndios florestais, entre estas, ações humanas e causas naturais, como raios. Mas, independente do que provocou o fogo, as consequências são avassaladoras: vidas são colocadas em perigo e espécies são destruídas, já que a propagação do fogo é rápida.

Para apagar o fogo os bombeiros têm muito trabalho e necessitam de  equipamentos especiais, como os aviões de combate a incêndio, que transportam grandes quantidades de água. Há vários modelos de aeronaves que servem aos bombeiros durante o combate aos incêndios de grandes proporções.

Para você que achava que aviões eram só para transporte de passageiros e cargas, conheça alguns aviões usados no combate a incêndios florestais…

Aviões de combate a incêndio usados no Brasil e no mundo:

 

  • Air Tractor AT-802 – Tamanduá: Este modelo é um dos mais conhecidos e mais utilizado no combate a incêndio florestal. É um monotor versátil, que pode ser utilizado para transportar inseticidas e despejá-los nas plantações. A aeronave também é muito utilizada no armazenamento de água que será usada para apagar fogo em plantações. Transporta 3.104 litros de água.

aviões de combate a incêndio

 

  • Canadair CL-215/415-Scooper: São utilizados para combater incêndios em locais remotos, com dificuldades de acesso. É uma aeronave anfíbio e costuma usar água de lagos e rios para apagar as chamas florestais. Tem capacidade para 5.345 litros de água.

aviões de combate a incêndio

  • Antonov AN-32P-Firekiller: Além de água, o avião pode transportar ao mesmo tempo equipamentos e agente retardante. Transporta 7.570 litros de água.

aviões de combate a incêndio

 

  • Bombardier Q400-MR: É muito utilizado pela Defesa Civil da França. É um dos mais modernos aviões de combate a incêndios do mundo. O modelo leva cerca de 10 mil litros de água ou agente retardante.

aviões de combate a incêndio

 

  • Lockheed P3 Orion/L-188 Electra: Esta aeronave é utilizada como caça-furacões e combate a incêndios. Tem capacidade para 11 mil litros de água.

aviões de combate a incêndio

 

  • BAE-146/Avro RJ85 Jumbolino: Possui quatro motores para suportar missões complexas e turbulentas. Pode operar em pequenas pistas. Transporta 11.355 litros de água.

 

  • Beriev Be-200 Altair: Avião anfíbio capaz de transportar equipamentos, fazer buscas de salvamento e apagar incêndios. A aeronave é russa e pode transportar 12 mil litros de água.

aviões de combate a incêndio

 

 

  • DC-9 MadDog: É muito usada em missões de combate a incêndio. Possui um tanque que pode ser usado para transportar água quanto reagente químico. Transporta 15 mil litros de água.

aviões de combate a incêndio

 

 

  • D-10 Tanker: Pode carregar mais de 45 mil litros de retardante, que serve para conter as chamas;

 

 

  • Boeing 747-400 – Global: É uma aeronave adaptada e equipada com dois tanques, que juntos transportam 75 mil litros de água. Já foi usado em missões em Israel e no Chile.

aviões de combate a incêndio

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article