AVCB pode ser feito pela internet

A era digital chegou para todos, inclusive para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, que criou uma página na internet para solicitação do Auto de Vistoria (AVCB). É o portal Via Fácil, uma novidade que facilita o trabalho de empresários e responsáveis pela emissão...

32274

A era digital chegou para todos, inclusive para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, que criou uma página na internet para solicitação do Auto de Vistoria (AVCB). É o portal Via Fácil, uma novidade que facilita o trabalho de empresários e responsáveis pela emissão da licença. O pedido pela rede mundial de computadores é bem prático e leva poucos minutos.

Obrigatório para prédios comerciais, industriais e para condomínio residencial, quando solicitado por meio digital, obedece os seguintes passos:

  1. Acesse o site: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/;
  2. Clique no link da Via Fácil;
  3. Preencha o cadastro corretamente;
  4. Siga todas as etapas da solicitação;
  5. Após o preenchimento de todos os formulários, é necessário aguardar a resposta dos Bombeiros também por meio eletrônico.

O serviço do portal Via Fácil está disponível para todas as cidades paulistas. O sistema informatizado visa dar maior agilidade aos processos de regularização do AVCB. Além de solicitar a licença, o interessado pela emissão do auto de vistoria pode imprimir relatórios de análise, acompanhar o andamento do processo.

Para o Corpo de Bombeiros, o sistema ajuda a melhorar a gestão de segurança contra incêndios. Por meio da intranet, a corporação paulista controla e administra as solicitações de AVCB, prestando um serviço de qualidade ao usuário do sistema.

Porque regularizar o AVCB?

Todos os centros comerciais, industriais, condomínios residenciais e edificações temporárias em fase de construção, reforma ou ampliação, são obrigados a regularizar o AVCB. A aprovação do Corpo de Bombeiros é indispensável, e, caso não seja cumprida, os responsáveis pelo estabelecimento sofrerão sanções previstas em lei.

Principais motivos para o AVCB

  • Proteção à vida das pessoas que ocupam ou frequentam as edificações;
  • Evitar a propagação do incêndio para que os riscos ao meio ambiente e ao patrimônio sejam reduzidos ao máximo;
  • Facilitar o controle e a extinção das chamas;
  • Facilitar o acesso do Corpo de Bombeiros ao local do incêndio.

Os objetivos citados acima para serem realizados do cumprimento de medidas de segurança, exigidas pelo Corpo de Bombeiros, sem o procedimento o AVCB não será aprovado. Entre as medidas estão: instalação de equipamentos de prevenção e controle de incêndios, como extintores, hidrantes, entre outros. É necessário também a instalação de materiais que evitem a propagação do fogo, como os carpetes anti-chamas. Além das saídas de emergência e da porta corta fogo.

Todas as legislações referentes ao controle e combate a incêndios podem ser encontradas facilmente no site do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article