2 de julho: data para lembrar o trabalho dos bombeiros e a importância à vida

Ninguém nega a importância dos bombeiros para a sociedade. Eles são essenciais para salvar vidas, por meio do auxílio à prevenção e no atendimento a emergências; no combate a incêndios, entre outras funções. Para lembrar e valorizar o trabalho de homens que doam suas vidas...

1881

Ninguém nega a importância dos bombeiros para a sociedade. Eles são essenciais para salvar vidas, por meio do auxílio à prevenção e no atendimento a emergências; no combate a incêndios, entre outras funções. Para lembrar e valorizar o trabalho de homens que doam suas vidas para a proteger de outras pessoas, é que foi instituído a data 2 de julho como o Dia dos Bombeiros.

A homenagem foi decretada no Brasil em 1954, quase cem anos depois da criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, em 1856. Nesta época havia muitos incêndios no Brasil e o fogo era apagado de maneira inadequada pela própria população. Para apagar o fogo, crianças e adultos utilizavam baldes e outros recipientes para pegar a água. Eles ficavam em filas passando de um para o outro os baldes até chegar perto do imóvel incendiado. O método colocou muitas vidas em risco e alguns até morreram.

Ao constatar os índices alarmantes, D.Pedro II decidiu assinar decreto de redução de incêndios, criando a primeira corporação do Corpo de Bombeiros.

Mas, os bombeiros não servem apenas para apagar incêndios, eles também fazem resgates e ensinam as pessoas a se prevenirem. Fazem fiscalização de empresas para avaliarem se o imóvel possui um plano de combate a incêndio e pânico, que envolve saída de emergências, aquisição de equipamentos, como extintores. Só após isso, é liberado o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O documento é exigido em vários estabelecimentos comerciais, indústrias, escolas, hospitais, condomínios e prédios com mais de três pavimentos.

Além de toda esta responsabilidade com a vida, os bombeiros desenvolvem projetos educativos. Por meio de ações em escolas, crianças e adolescentes aprendem a importância da prevenção ao incêndio, como combate-lo e como evacuar de uma área atingida por fogo de maneira segura. Ensinam a respeitar a ordem e os cidadãos; os cuidados com produtos químicos e, até, primeiros-socorros.

Viu como os Bombeiros são importantes? Pena que ainda não são tão valorizados como merecem. Mas, os cidadãos precisam respeitar estes profissionais que se arriscam todos os dias em salvar vidas e prevenir acidentes.

 

Participe. Deixe seu comentário:

Comentarios

In this article